terça-feira, 22 de novembro de 2011

Tenha fé



Chego a imaginar que Abraão amou tanto a Deus da mesma forma que Deus amou o mundo. A diferença é que Deus deu seu único filho para salvar a humanidade e Abraão sacrificaria seu filho por amor ao SENHOR. Por isso não há nada que se compare com o amor do SENHOR, pois Ele deu seu único filho para morrer no lugar de cada um de nós, até mesmo daqueles que estão nem aí, porque Deus nos ama incondicionalmente.

OK, o que isso significa?


E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi; Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.“ (Gênesis 22:2-3).

Simples assim? Deus pediu seu filho, seu herdeiro, aquele a quem Ele havia permitido ser gerado no ventre da (até então estéril) Sara e Abraão iria dá-lo “sem mais, sem menos”? Não! Ele era a promessa de Deus na vida de Abraão e Sara. Um herdeiro de sangue que Deus havia dado a Abraão pela sua fidelidade e lealdade ao SENHOR. Ele não poderia simplesmente abrir mão daquele precioso presente, não depois de tanto tempo esperando!

Na Bíblia faz parecer que a decisão de Abraão foi imediata, algo como: “– Abraão dê-me seu filho! – Sim, SENHOR!” Mas não é o que humanamente seria possível. Abraão provavelmente deve ter questionado a Deus, perguntando-Lhe “por quê?”, tentando justificar alguma maneira de fazer Deus voltar atrás de Sua decisão, afinal, era seu filho amado. Além de que Sara deve ter ficado bem feliz ao saber da notícia, não?
Após pensar muito sobre o assunto, Abraão decide obedecer ao pedido do SENHOR.

Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.“ (Gênesis 22:3-4).

Foram três das de viagem até avistar o lugar onde ocorreria o sacrifício. Três longos dias para Abraão. Seu coração deveria estar doendo, seus pensamentos deveriam ser constante sobre o que aconteceria ali depois de algum tempo.

E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.“ (Gênesis 22:5).

Mas Abraão ainda acreditava que Deus poderia mudar toda aquela situação, Abraão tinha FÉ. Ele disse: “TORNAREMOS A VÓS.” Quem tornaria? Ele e o menino, claro! Naquela época os holocaustos eram deixados nos lugares até serem totalmente consumidos pelo fogo. Não haveria possibilidade de Abraão dizer tal coisa aos três que estavam juntos sem que ele cresse que Deus mudaria a situação.

E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos. Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.” (Gênesis 22:6-8).

Mas Abraão não desistiu nem no último segundo. Ele permaneceu firme em sua fé.

E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.” (Gênesis 22:9-13).

Realmente houve provisão de Deus sobre a vida de Abraão. Uma alegria sem medida deve ter tomado conta dele naquele momento, tudo isso porque Abraão não desistiu de acreditar em Deus, ele não deixou de amar e obedecer ao SENHOR. E Deus o honrou. O honrou com a vida de seu filho. E Deus não quebraria sua promessa de fazer a descendência de Abraão ser tão numerosa quanto as estrelas do céu naquele momento, Ele só queria saber se Abraão realmente estava disposto a dar-Lhe o melhor.

O que aprender com tudo isso? O que a Bíblia mostra? Deus não quer ficar ouvindo nossas justificativas, Ele quer apenas ouvir dizer: “Sim, eis-me aqui”, “tudo bem, eu obedecerei a Ti”, “não importa o que eu fiz, eu me arrependo de verdade.”

Portanto, não escolha o caminho das justificativas e, sim, apenas acredite e obedeça ao SENHOR. Ele te sustentará e proverá sobre sua vida.

DTA
(Daniel Botti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário