terça-feira, 7 de abril de 2009

O G20 e o clima



02 Abr 2009

Resposta da Rede WWF sobre o comunicado do G20 feito hoje pelo primeiro-ministro britânico Gordon Brown


A reunião de hoje foi uma grande oportunidade perdida para os líderes do G20. Eles falharam em posicionar a sustentabilidade no centro de seus esforços para reestruturar a economia mundial.

Enquanto caminhamos para negociações cruciais sobre clima em Copenhagen, em dezembro, é vital que os países sinalizem rumo a uma economia baseada em baixa emissão de carbono e a um futuro mais justo. Sem isso, não há chance de evitar os piores impactos previstos do aquecimento global. Infelizmente, o resultado da reunião de hoje é preocupantemente vago.

É bom que os líderes do G20 tenham reafirmado seu desejo de alcançar um acordo climático global. Porém não há um comprometimento de que uma porcentagem substancial do estímulo econômico previsto seja de baixa emissão de carbono. Já deveria estar muito claro a esta altura que as crises financeira e climática estão intrinsecamente ligadas e que tentar resolver as duas de forma separada será mais um custo para nós e para o planeta.

Nos próximos meses haverá outras oportunidades como a reunião do G8, por exemplo, para os líderes ligarem os estímulos financeiros e comerciais a uma economia mais verde. O mundo não pode perder essas oportunidades também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário