terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O dilema dos pescadores


Havia no passado um grupo que se denominava pescadores e que se organizaram em clube. Em volta deles havia muitos peixes e os peixes estavam famintos.
Meses após meses, ano após ano, estes pescadores se reuniam em seu clube para falar sobre o seu chamado para pescar, para falar sobre a abundância de peixes e os métodos para a pesca.
Aplicavam gastos em reuniões, conferências para discutir sobre a pesca, para promover a pesca e para se envolver na pesca.
 
Grandes centros de treinamento foram organizados e cursos foram oferecidos sobre as necessidades dos peixes, a cultura dos peixes e onde encontrar os peixes. Aqueles que ensinavam tinham doutorado em pescaria, mas tinham pouca experiência em pescaria. Eles apenas ensinavam os outros a pescar.
Aqueles que eram enviados para pescar faziam exatamente como os que o ensinavam: Eles organizavam mais clubes, analisavam os peixes e discutiam o que era necessário para pegá-los, porém uma coisa não faziam, eles não pescavam.
Imaginem o sofrimento deles quando um dia alguém mencionou que aqueles que não pegavam peixes não podiam se considerar pescadores, pois pela definição, um pescador é alguém que pega peixes. Alguns começaram a propor trocas e renovação. Muito cedo, porém, descobriram que a troca de mentalidade e da tradição não são coisas fáceis de alcançar. Realmente isto é doloroso e absolutamente ameaçador.
Extraído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário