terça-feira, 9 de março de 2010

PEDAGOGIA DAS IDEIAS


Marcelo Simões - Pastor - ADI

Pedagogia das ideias é um lugar para pensar, repensar, ajuizar sem o casco dogmático da verdade absoluta da religião que tenta manipular o eterno com seu floreio fundamentalista. Um espaço livre da cerca denominacional, da gaiola da reta doutrina, da teologia politicamente correta, dos supostamente possuidores da verdade, por isso acredito que é uma grande anedota tentar controlar, prender, manejar, manipular o vento do Espírito que sopra onde quer, é absolutamente livre. Não tem como falarmos que Deus pensa e age como a religião. Só podemos discernir Deus a partir de Jesus, alinhando a nossa finita e efêmera vida ao pão vivo que desceu do céu.


Um recinto de fé para construirmos nossa vida sobre a análise da comunidade dos discípulos Bereianos que todos os dias examinavam as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo, conforme Paulo ensinava. Não batiam palmas para toda e qualquer palavra. Como acontece com o pensamento do senso comum evangélico, que não consegue refletir com a bíblia na mão e Deus no coração, mas se fartam com a alienação do mito do tanque de Betesda que esperam ainda um anjo descer e agitar a água da religião da maldade de uma fila perversa que nunca acaba. Comunidade Bereiana faz da mente um fluxo de pensamento que não se congela, mas que se renova pela lavagem da consciência do evangelho das boas novas. Somos moldados pelo Espírito para sermos cada vez mais parecidos com Jesus. Uma casa que reside longe da teia afirmativa de uma fé cercada de certezas dos apologistas que edificaram um edifício imponente na sua teoria, mas frágil no cotidiano da humanidade que sofre as variações do mundo e passa pelas etapas da vida. Como escreveu Gondim: “a graça de Deus e nossas frágeis certezas”.

Nessa reflexão, os poços das meias verdades da religião não podem saciar a sede da alma. Somente a verdade absoluta, que não é déspota, mas plena em amabilidade, tem um nome: JESUS DE NAZARÉ, a Palavra que se encarnou em gesto de mais puro amor para que pudéssemos trilhar o fértil caminho do solo da graça de Deus, desfrutando da amizade de um Pai abundantemente misericordioso, acolhedor.

A total verdade é uma pessoa que chora quando um amigo morre, que lamenta quando os seus o rejeitam, que fica indignado quando fazem da casa do Altíssimo um mercado da fé, que toca um leproso de forma terapêutica antes de curá-lo, que luta pela causa dos injustiçados, que se associa com os quebrantados de coração, que anda com os desistidos da vida, acua a sua caminhada para escutar alguém que vivia a margem do caminho do esquecimento humano, que livra um paralítico da fábula religiosa, que consola aqueles que vivem sobre o teto do luto, que recebe com o seu abraço de ternura o mais vil pecador sem questionar os seus feitos. E quem não é pecador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário